Textos


Segundo Turno das Eleições de 2008.

O segundo turno das eleições municipais de 2008 no Brasil, mostraram vários dados com várias interpretações e projeções para 2010. Ao término das votações, foi realizado discussões osbre este tema em algumas emissoras de televisão no Brasil, uma forma didática de entender um pouco mais do que aconteceu e como os partidos políticos se comportaram, ou seja, a intenção dos mesmos.
Faltou discutir sobre os reais números dos posicionamentos partidários, todo candidato precisa de um partido político para ser, mas nem sempre a sigla do partido política numa determinada cidade faz de fato essa representação, nem sempre a ideologia do partido é compreendida e levada a sério. Não dá para acreditar nas estatísticas dos partidos políticos, pois o Brasil não está dividido no aspecto partidário, em parte por grupos políticos locais, ou seja, se o prefeito mudar de partido o eleitorado acompanha.
É comum a mídia ressaltar as divisões partidárias no país, mas isso não pode ser levado a sério, simplesmente não é o que acontece, mas a divulgação de uma divisão partidária e o enfraquecimento ou fortalecimento de partidos políticos, fazem os próprios tomarem medidas por vezes radicais e que não refletem o acontecido.
É necessário haver partidos políticos de verdade, onde a ideologia seja realmente discutida e transmitida, e não fique algo concentrado, onde apenas uma cúpula toma decisões, numa democracia é fundamental o diálogo, mas é vital saber organizar e dialogar com as grandes massas populares.
Após cada eleição se faz necessário avaliar o comando das urnas, o que de fato os eleitores quiseram dizer? Para começar a responder esta pergunta é preciso ter mais certeza de como os eleitores tomam suas decisões para votar, é preciso avaliar se as propostas dos candidatos estão sendo compreendidas pelo elitorado e qual a porcetagem de convencimento do eleitor através dessas propostas.
Há ainda muito trabalho para aprimorar as eleições, principalmente a interpretação dos resutlados das urnas.
Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 27/10/2008
Alterado em 01/11/2008

Música: Temas - Marcelo Torca

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Marcelo Torca, www.marcelotorca.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários


Imagem de cabeçalho: Sergiu Bacioiu/flickr