Marcelo Torca
Cultura e Arte!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Textos


Curso Gratuito de Música.

A aprendizagem musical através de grupo instrumental, ou seja, formação de banda ou conjuntos é uma forma de aplicar os conceitos musicais na prática. Exercícios musicais são de certa forma maçantes, mas quando aplicados numa música adquirem outro aspecto realizando os objetivos do exercício. A principal função do conjunto musical é unir desafios comuns superando-os juntos, fazendo com que cada integrante seja estimulado pelo outro, ou pela observação, ou pela motivação de ser melhor.
A união do conjunto musical é baseada no rítimo, a marcação precisa é um guia, neste ponto um instrumento de percussão é bem mais eficiente, pois está construindo uma música, além de estar desenvolvendo habilidades de que toca, já o metrônomo não consegue o mesmo resultado, é importante a sua utilização em níveis de aprendizagem mais avançado, onde já houve o entendimento e aplicação de vários conceitos musicais.
As aulas são divididas em individuais ou grupos e ensaios, onde em aulas individuais ou em grupo tem por objetivo o atendimento individual para cada músico em formação, já o ensaio é onde o conjunto vai ser formado, aplicando a aprendizagem das aulas individuais ou em grupo. Para realizar com maior eficiência eu proponho uma separação por nível de aprendizagem, assim cada músico em formação poderá participar do ensaio do conjunto com integrantes de diferentes níveis.

Nível 1.

Neste nível o importante é dominar no instrumento musical as sete notas musicais, identificar as notas fundamentais dos acordes e os valores das figuras semibreve, semínima, colcheia e semicolcheia. Os livros recomendados são: Primeiras Notas; Tocando as Notas; Jogo das Figuras Musicais.

Nível 2.

Neste nível o importante é tocar com segurança arranjos musicais com notas simples utilizando as quatro figuras musicais citadas no nível 1 com dificuldade crescente. Começar a formar acordes. Os livros recomendados são: Coleção George Bull; Coleção Bach; Músicas e Canções; Tocando com Grupo Instrumental; Tocando as Notas.

Nível 3.

Neste nível o importante é tocar com segurança os acordes tendo como início a realização de rítimos com os mesmos, iniciar a leitura de solos. Os livros recomendados são: Tocando com Grupo Instrumental; Tocando as Notas; Músicas e Canções; Coleção George Bull; Coleção Bach; Marcelosição; Piano; Flauta-doce.

Curso Gratuito de Música em
 
www.grupoinstrumental.com

Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 29/11/2008
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Marcelo Torca, www.marcelotorca.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários