Marcelo Torca
Cultura e Arte!
CapaCapa Meu DiárioMeu Diário TextosTextos ÁudiosÁudios E-booksE-books FotosFotos PerfilPerfil Livros à VendaLivros à Venda PrêmiosPrêmios Livro de VisitasLivro de Visitas ContatoContato LinksLinks
Textos


                    Certamente, algum carnaval já marcou ou foi inesquecível para alguém, uma das maiores festas populares no Brasil, emotiva, alegre, sem comparações. Neste evento é como se fosse um jogo de vale-tudo, onde o ridículo é o mais bonito, ou então, o extravagante é primordial, mas também não podemos esquecer de citar, uma festa ocorrida no verão, ter pouca roupa é um traje de gala, pois a principal regra desta festa, é a liberdade de escolher a roupa sem ter nenhum preconceito. 
                    Geração de empregos temporários, viagens, euforia, descanso, meditação são sinônimos do carnaval, festas realizadas em ruas, ao som de trio elétrico precisam de organização, precisam de pessoas para organizar o roteiro, as músicas, a segurança, local de alimentação, é o tempo de rodoviárias ficarem lotadas, e as cidades turísticas receberem pessoas. Outros preferem a meditação, um encontro religioso, ou simplesmente descansar sem barulho, como são quatro dias de feriado, ou quase isso, é viável pelo menos sair da rotina, para trabalhar por mais um ano. 
                    Não se pode confundir esta festa livre, onde tudo é válido, com libertinagem, sempre há limites, divertir é o tema principal, extravasar as emoções reprimidas, porém, não condiz com o evento, destruir patrimônio alheio, nem mesmo ter relações sexuais a granel, e este ponto é crucial para o desenvolvimento de uma sociedade justa, fraterna e feliz, reconhecer os limites e respeitar o bem estar do próximo, são valores importantes neste evento, onde é o momento de descontrair. O excesso de bebida alcoólica é também preocupante, embora as propagandas de cerveja estejam chamando atenção para o consumo moderado, ainda há preocupações, o excesso está relacionado diretamente com a violência, e não faz parte desta festa este tipo de atitude, somente alegria. 
                    A preocupação pela saúde existe, uma das propagandas é sobre a utilização de camisinhas, não é um estímulo, mas uma forma de não sobrecarregar hospitais, preservando o bem estar dos foliões, quando estes sabem os limites e respeitam, males maiores podem ser evitados, garantindo a diversão por longos anos. Se existem músicas estimuladoras do ato de beijar, talvez seja a grande saída, encontrar com pessoas diferentes, passar uma noite dançando e beijando, não compromete seriamente, nem mesmo trás tantos riscos. 
                    Existem várias maneiras de comemorar o carnaval pelo Brasil, e cada cidade tem a liberdade de criar tradições, seja a base de trio elétrico, escola de samba, ou ainda marchinhas tradicionais tocadas por bandas de música, tudo é válido, até mesmo dançar em avenidas congestionadas, mas de pessoas, ou quem sabe, à beira de um rio. Neste período, pressa não existe, o corpo não pára, a alimentação faz-se necessária, mais ainda a ingestão de água, para não ficar desidratado, como os cuidados básicos, a festa torna-se grande e saudável. 
                    Hoje é notável a movimentação financeira, causada por este evento, turistas são atraídos, hotéis ficam cheios, policiais, médicos, enfermeiros, bombeiros têm a sua jornada de trabalho aumentada, precisam garantir a segurança da festa, esta dita como nacional, torna-se única e generalizada, e devido a este fato, é um dos melhores eventos do ano para músicos ganharem algum dinheiro, dificilmente vai existir carnaval sem música, nem mesmo para surdos, pois estes podem sentir as vibrações, quando a música é executada bem alta. Uma festa de união de raças, credos, posição social, é o período onde as pessoas poderiam discutir sobre a serventia de preconceitos, no carnaval são todos quebrados, basta ter coragem para afugenta-los, precisamos de dignidade e fraternidade, quem sabe ainda o carnaval será a grande mola propulsora disso.

Marcelo Torca
Enviado por Marcelo Torca em 08/02/2007
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Marcelo Torca, www.marcelotorca.com). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.


Comentários